A solidariedade que edifica

4.6.13

Temos divulgado amplamente aqui no blog Bibliotecas do Brasil a luta diária do G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação para conseguir melhorar as instalações de um barracão que o grupo possui na Morada dos Carvalhos, uma comunidade carente de Gravataí, onde são realizadas atividades de artesanato para as moradoras, e também atividades educativas e recreativas com a Biblioteca Estrela do Saber para as crianças.


O Grupo G-MÃO é formado por um grupo de mulheres libertárias, e não tem nada a ver com religião ou política. Os trabalhos realizados nas vilas Xará, Rincão da Madalena e Morada dos Carvalhos são voluntários e espontâneos. Letícia Fontoura, Teresa Cunha, Ana Cruz, e Marilene Custódio são as responsáveis pelo grupo. Leia nosso primeiro artigo sobre o G-MÃO, "Sopa, artesanato e biblioteca - Grupo G-MÃO trabalha em todas as frentes solidárias", onde é possível conhecer mais detalhes sobre o trabalho voluntário realizado por essas mulheres.

Através do Facebook e na conversa com seus amigos, familiares, colegas e apoiadores, a doação da caçamba de saibro foi feita por uma amiga e colaboradora da Letícia Fontoura (G-MÃO), a Claudete Vargas, que solidariamente envolveu-se na campanha do G-MÃO.


Segundo a Letícia as pessoas que são atendidas pelas atividades do grupo se envolveram em um mutirão solidário e ajudaram a espalhar o saibro sob o telhado do barracão: "Foi bem emocionante ver uma luta sendo conquistada, e quem fez o serviço foram as mulheres do artesanato e as crianças". 


Essa só foi a primeira etapa para que as atividades tenham continuidade. Com a colocação do saibro o problema da lama foi resolvido, e as crianças agora têm um lugar coberto para brincar o dia todo protegidos da chuva e da umidade. A segunda etapa agora será construir paredes para o barracão. Quem quiser colaborar pode entrar em contato direto com a Letícia Fontoura pelo Facebook ou pelo email: titchalua@terra.com.br


G-MÃO - Grupo de Mãos Em Ação arrecada doações durante todo o ano. Veja como colaborar:

Biblioteca Estrela do Saber: livros infantis, gibis, caixas de madeira ou de plástico, para acomodar os livros da Biblioteca Itinerante Estrela do Saber.

Roupas: Doação de roupas infantis e femininas, agasalhos e cobertores em bom estado. Sapatos infantis e para adultos em bom estado que ainda possam ser utilizados.

Alimentos em geral: Leite, achocolatados, biscoitos, arroz, feijão, óleo, açúcar, polenta, massa, molho, farinha, todos dentro do prazo de consumo.

Utilidades domésticas: O grupo também aceita doação de tapetes (exceto carpetes), tecidos, tesouras de costura, caixas de plástico organizadoras, material de limpeza, vassouras, baldes, esfregões.

Higiene pessoal: Fraldas.

Para colaborar com as Bibliotecas Estrelas do Saber do G-MÃO: doações de livros de preferência infantis:.A Leticia Fontoura é uma das responsáveis pelo trabalho do G-MÃO, e recebe as doações de livros em seu endereço: Avenida José Loureiro da Silva, nº 1056, Centro, Gravataí/RS - CEP: 94010-000.

Leia mais:



Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Fotos: G-MÃO
Arte: Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe